IGREJA ORTODOXA DE PORTUGAL
PASTORAL NO BRASIL

PASTORAL DO REVMO. ARCIPRESTE FRANCISCO DE ASSIS DA CRUZ FEITOSA NO BRASIL

No decorrer dos últimos doze anos o Remo. Arcipreste Francisco de Assis da Cruz Feitosa tem vindo a desempenhar um vasto e profícuo trabalho pastoral, que tem obtido frutos nas paróquias do Brasil - que iniciou de raiz e que veio a fundar - às quais tem dedicado o seu zelo pastoral, no Estado Federal de Brasília e noutros Estados adjacentes.

O Remo. Arcipreste Francisco tem sido, no Brasil,  um dos poucos sacerdotes - se não mesmo o único - que tem levado a Palavra do Evangelho, a esperança e o apelo de um horizonte de vida a ser vivido com dignidade humana, aos lugares mais recônditos e distantes do País.

Falamos dos locais, lugares, aldeias e pequenas cidades do interior Brasileiro e mesmo de zonas rurais esquecidas da caridade fraterna onde, com profundo amor, o Sr. Arcipreste Francisco tem levado a presença de Cristo, Nosso Deus e Salvador, através de um Serviço Pastoral pleno de disponibilidade;

Falamos de disponibilidade para estar com os mais humildes, esquecidos de quase todos, os quais, depois de terem sido privados de praticamente tudo, um fraterno olhar de irmão que os identifica como Filhos de Deus, traz renovado sentido para as suas vidas.

O Sr. Arcipreste Francisco tem sido este irmão atendo, sempre pronto a abandonar o comodismo fácil que tantos abraçam escudando-se na reprovável etnicidade das Comunidades da tão propalada "diáspora", quando é a própria Igreja a condená-la.

A Igreja é Local e não étnica; a Igreja é Local e, localmente a Igreja é para todos, independentemente de raças, ideologias diversas, distintas convicções, diversificada preparação académica, desigual capacidade financeira ou ancestralidade territorial;

Agradecemos ainda ao Senhor Arcipreste Francisco todo o labor e empenho que tem posto na área social onde tem vindo a desenvolver também um trabalho de apoio e acompanhamento à Terceira Idade.

......

------