ENVIO DE CARTA DE CONDOLÊNCIAS À IGREJA ORTODOXA DA SÉRVIA PELO NASCIMENTO PARA OS CÉUS DE SUA SANTIDADE O PATRIARCA PAULO.

-----------------------------

-----------------------------------Sua Eminência o Locum Tenens
-----------------------------------Igreja Ortodoxa da Sérvia
-----------------------------------Ul Sedmog
-----------------------------------Jula br.5
-----------------------------------1000 BELGRADO
-----------------------------------SÉRVIA

Vossa Eminência,

Com grande tristeza no Nosso coração tomámos conhecimento da partida de Sua Santidade Paulo, Patriarca de Sérvia, após um longo período de grave doença.

Vivendo de muito perto as grandes convulsões do Século XX (nascido na 1ª Guerra Mundial, ele atravessou a 2ª Guerra Mundial, em que a antiga Jugoslávia padeceu tremenda e dolorosamente às mãos dos Nazis), este santo homem de Deus sofreu não menos dramaticamente durante últimas duas décadas da Sua longa vida, já enquanto Patriarca, com a guerra do Kozovo, a qual, para além da divisão em vários Estados da antiga Jugoslávia e da destruição causada pela guerra, trouxe sobre a sua Igreja Ortodoxa a destruição selectiva e maciça de igrejas, mosteiros, etc., e a perseguição do povo Ortodoxo Sérvio.

Realçamos também a postura deste Grande Homem de Igreja, lúcido, zeloso, paciente, Grande Pastor obreiro da paz e exímio Chefe da sua Igreja, que foi Sua Santidade Paulo, de Bem-aventurada Memória.

O Povo Sérvio e toda a Igreja Ortodoxa perderam um bravo Primaz… outro Herói da Ortodoxia partiu do seu Povo, mas seguramente, ele está na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo, agora como bom Pai e Amigo, continuando a estar próximo e a ajudar o seu próprio povo.

Asseguramos Vossa Eminência das nossas orações nos nossos mosteiros e paróquias por Sua Santidade o Patriarca Paulo.

Suplicando a Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que continue sempre a derramar todas as Suas Bênçãos divinas sobre a santa Igreja da Sérvia, pedindo as Vossas santas orações,

Com o Nosso Amor em Cristo,

+ JOÃO