O METROPOLITA JOÃO, PRIMAZ DA IGREJA ORTODOXA DE PORTUGAL, VISITOU O ESTADO E REPÚBLICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE DURANTE UMA ESTADA DE 8 DIAS.

Durante o período da Visita Oficial, o Nosso Metropolita teve a oportunidade de se encontrar ao mais Alto Nível com algumas das principais Personalidades do Estado e Governo da República de São Tomé e Príncipe; Entidades de índole caritativa e de Bem-Fazer, como a Caritas Diocesana de cariz Nacional; com o Instituto Universitário de Contabilidade Administração e Informática (IUCAI); com o Conselho de Administração do Banco Equador e Banqueiros, seus proprietários; com o Sr. Governador do Banco Central da República Santomense; com o Sr. Dr. Pinto da Costa, anterior Presidente da República de São Tomé e Príncipe; com Grupos empresariais Nacionais e ainda, auscultar as populações locais, presenciar, ver e sentir, o pulsar deste Povo Irmão de São Tomé e Príncipe.
O propósito da visita do Metropolita de Portugal a São Tomé e Príncipe, teve a singular finalidade de apresentar um quadro de colaboração entre a Igreja, as Autoridades Financeiras Internacionais que Esta Representa e o Estado e República de São Tomé e Príncipe.

O objectivo principal consistiu em apresentar o âmbito de cooperação específico no sentido de ajudar o Estado de São Tomé e Príncipe a ter acesso aos meios financeiros Internacionais que lhe permitam estruturar e reestruturar o País nos sectores mais relevantes para a qualidade de vida do Povo Santomense e ainda de sectores estratégicos para o Estado, no contexto da África Central e Insular.

Neste contexto e propósito, o Metropolita de Portugal declarou perante as Autoridades de Estado e Governo Santomenses, a plena e efectiva disponibilidade de uma Linha de Crédito de €1.500 mil e quinhentos milhões de Euros para financiar todos os projectos que o Estado considere estruturais para o País, em todos os sectores estratégicos, visando uma reestruturação global dotando São Tomé e Príncipe a nível Nacional, de recursos financeiros próprios gerados pelo desenvolvimento destas mesmas áreas de investimento iniciais.

O Metropolita João de Portugal encontrou-se ainda com muitos outros Governantes da República de São Tomé e Príncipe, tais como:

- O Sr. Presidente da Assembleia Nacional do Estado de São Tomé e Príncipe - no momento da Visita, exercendo as Funções de Chefe de Estado, devido à Visita de Estado do Sr. Presidente Fradique Meneses a Taiwan e a Portugal;
- O Sr. Vice - Primeiro Ministro;
- O Sr. Ministro da Justiça;
- O Sr. Ministro do Planeamento;
- O Sr. Presidente do Supremo Tribunal;
- O Sr. Vice – Governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe
- E ainda com o Sr. Dr. Pinto da Costa, anterior Presidente da República Santomense.

A disponibilidade manifestada pela Igreja Ortodoxa de Portugal, através do seu Primaz, o Sr. Dom João de Portugal, no sentido de poder contribuir para uma Reestruturação do País a nível Nacional, encontrou a maior receptividade por parte das Autoridades de Estado e do Governo da República de São Tomé e Príncipe.

Compete agora às Autoridades Governamentais e Santomenses, enquadrar do ponto de vista geoestratégico - financeiro e político, as medidas potenciais, decorrentes da colaboração formalmente proposta, pelo Metropolita de Portugal.

Possa o Sr. Nosso Deus clarear e esclarecer as Autoridades Governamentais de São Tomé e Príncipe quanto às melhores soluções políticas e financeiras a serem tomadas para se poderem ultrapassar as dificuldades técnicas que possam subsistir, para que este desígnio completamente fraterno e altruísta, exposto pelo Primaz de Portugal, conduza à deliberação e resolução atempadas das medidas elencadas e propostas anunciadas.

Agradecemos ao Estado e Governo da República de São Tomé e Príncipe a forma fraterna e solícita, com as quais pautaram – em todos os momentos – o diálogo sincero, interessado, sério e empenhado, na auscultação do Projecto de Cooperação anunciado pelo Sr. Dom João, Primaz da Igreja Ortodoxa de Portugal.

- Convém salientar que o Metropolita Primaz de Portugal se fez acompanhar nesta sua deslocação a São Tomé, pelos Senhores Embaixadores para a República de São Tomé e Príncipe, Dr. Inácio Oliveira de Moura e Embaixador para Angola, Dr. Dionísio de Mendonça.

Metropolita Metropolita João de Portugal com Sua Excelência o Sr Dr Pinto da Costa anterior Presidente da República Santomen------------------

------------------