O METROPOLITA JOÃO, PRIMAZ DA IGREJA ORTODOXA DE PORTUGAL, VISITOU O ESTADO DE MOÇAMBIQUE - DURANTE UMA ESTADA DE 9 DIAS.

Durante esse período o Nosso Metropolita teve a oportunidade de se encontrar ao mais Alto Nível com algumas das principais Personalidades do Estado e Governo Moçambicanos.

O propósito da visita do Metropolita de Portugal a Moçambique pressuponha (e pressupôs), apresentar um quadro de colaboração entre a Igreja, as Autoridades Financeiras Internacionais que Esta Representa e, o Estado Moçambicano.

O objectivo principal consistiu em apresentar o âmbito de cooperação específico no sentido de ajudar o Estado de Moçambique a ter acesso aos meios financeiros Internacionais que lhe permitam estruturar e reestruturar o País nos sectores mais relevantes para a qualidade de vida do Povo Moçambicano e ainda de sectores estratégicos para o Estado, no contexto da África Austral.

O Metropolita João de Portugal encontrou-se, entre muitos outros Governantes de Moçambique:

- Com o Sr. Ministro das Finanças Dr. Manuel Chang;

- Com a Sra. Ministra dos Recursos Minerais;

- Com a Sra. Directora Nacional do Tesouro de Estado;

- Com o Sr. Presidente do Instituto de Estado para o
   Investimento;

- Com o Sr. Conselheiro de Estado,
  Sr. Dr. Ussuname Ali Dauto.

A disponibilidade manifestada pela Igreja Ortodoxa de Portugal, através do seu Primaz, o Sr. Dom João de Portugal, no sentido de poder contribuir para uma Reestruturação do País a nível Nacional, encontrou a maior receptividade por parte das Autoridades de Estado e do Governo de Moçambique.

Compete agora às Autoridades Governamentais e de Estado Moçambicanas, enquadrar do ponto de vista geoestratégico - financeiro e político, as medidas potenciais, decorrentes da colaboração formalmente proposta, pelo Metropolita de Portugal.

Possa o Sr. Nosso Deus clarear e esclarecer as Autoridades Governamentais Moçambicanas quanto às melhores soluções políticas e financeiras a serem tomadas para se poderem ultrapassar as dificuldades técnicas que possam subsistir, para que este desígnio completamente fraterno e altruísta, exposto pelo Primaz de Portugal, conduza à deliberação e resolução atempadas das medidas elencadas.

Agradecemos ao Estado e Governo de Moçambique a forma fraterna e solícita, com as quais pautaram – em todos os momentos – o diálogo sincero, interessado, sério e empenhado, na auscultação do Projecto de Cooperação anunciado pelo Sr. Dom João, Primaz da Igreja Ortodoxa de Portugal.